COMPARTILHAR

Batata Doce Assada à Moda Mediterrânea

Batatas-doces assadas simples de 30 minutos cobertas com grão de bico assado, um molho simples de ervas com alho e uma salada de salsa e tomate. Delicioso, fresco, saudável e naturalmente vegano e sem glúten.

Tempo de cozimento 30 minutos
Porções 4
Calorias 308

 

 

Para grande maioria das pessoas, uma das partes mais difíceis de comer uma dieta baseada em vegetais é ser criativo com ideias de refeições. Como Chef de Cozinha sempre havia de tornar um vegetal ou ingrediente simples em algo que torna-se de valor, que poderia ser apresentado para convidados e clientes. Então, sempre procurei diversificar e experimentar refeições mais bem balanceadas, como essas batatas-doces mediterrâneas. Uma refeição de impressionar qualquer um, porém, simples de executar.

O conceito é simples: Batata-doce assada - corte pela metade para encurtar o tempo de cozimento; Grão de bico torrado temperado; Molho de ervas de alho; Salada de salsa e tomate para enfeitar O resultado é um almoço ou jantar de 30 minutos que é satisfatório, saboroso e doce, e seriamente saudável.

 

 

 

Você vai precisar de

Você vai precisar de

Ingredientes

  1.  4 batatas-doces médias
  2. 1 lata de grão de bico de 425 g (enxaguado e escorrido)
  3. 1 1/2 colher de chá de azeite
  4. 1/2 colher de chá de cada cominho, coentro, canela, páprica defumada 
  5. 1 pitada de sal marinho ou suco de limão (opcional)

 

Molho de Ervas de Alho

  1. 60 g de homus (ou tahine)
  2. 1/2 limão médio, espremido 
  3. 3 / 4-1 colher de chá de endro seco 
  4. 3 dentes de alho picados 
  5. Água ou leite de amêndoa sem açúcar (para diluir)

 

Para Finalizar

  1. opcionais 45 g de tomate cereja (em cubos)
  2. 15 g de salsa picada 
  3. 30 ml de suco de limão
  4. Molho de pimenta (opcional)
Gordura saturada 0.7g Sódio 400g Carboidratos totais 54.7g Açúcares 10.4g Proteína 10.9g Fibras 11.9g

Como preparar

Como preparar
  1. Pré-aqueça o forno à 200 graus e forre uma assadeira grande com papel alumínio.
  2. Enxágue e esfregue as batatas e corte-as ao meio. Isso irá acelerar o tempo de cozimento. Caso contrário, deixe-os inteiros e asse por mais tempo (aproximadamente o dobro do tempo (45 min - 1 hora).
  3. Misture o grão de bico enxaguado e escorrido com azeite e especiarias e coloque em uma assadeira forrada de papel alumínio.
  4. Esfregue as batatas-doces com um pouco de azeite e coloque com a face voltada para baixo na mesma assadeira (ou em outra assadeira dependendo do tamanho).
  5. Enquanto a batata-doce e o grão-de-bico estão assando, prepare o molho adicionando todos os ingredientes a uma tigela e mexendo para combinar, adicionando apenas água ou leite de amêndoa o suficiente para diluir para que seja despejado. Prove e ajuste os temperos conforme necessário. Adicione mais alho para mais vigor, sal para saborear, suco de limão para frescor e endro para um sabor mais intenso de ervas. Eu descobri que o meu não precisava de mais nada.
  6. NOTA: Se você não tiver hummus, o tahini (que você pode fazer você mesmo!) Fará uma ótima substituição de base para o molho - basta ajustar os temperos para acomodar a falta de sabor que o tahine fornece.
  7. Prepare também a cobertura de salsa e tomate, juntando o tomate e a salsa com o suco de limão e deixando marinar.
  8. Assim que a batata-doce estiver macia e o grão de bico dourado - cerca de 25 minutos - retire do forno.
  9. Para servir, vire as batatas com a carne para cima e amasse um pouco o interior. Em seguida, cubra com grão de bico, molho de ervas com alho, salada de salsa e tomate e molho de alho com pimenta (opcional). Sirva imediatamente.
  10. Idéias colaterais adicionais podem incluir Hummus, Pita Chips, Baba Ganoush ou Molho de Berinjela Persa. Aproveitar!